A motivação para viver é proporcional ao poder que você exerce sobre si mesmo. Sem poder não é possível executar qualquer tarefa. É este poder que produz força, energia para dinamizá-lo, para fazê-lo mover, movimentar, agir. Este poder é a vontade.
Veja o E. G. White diz: “É este o poder que governa a natureza do homem – o poder de decisão, de escolha. Tudo depende da devida ação da vontade”. (Mente, Caráter e Personalidade, p. 885.)
A vitória, o sucesso na vida, depende de sua vontade. A derrota, o fracasso na vida depende de sua vontade.
Veja o que E. G. White diz sobre esta questão:
§ “... A impossibilidade está em vossa própria vontade. Se não quiserdes, então não podereis vencer”. (Mente, Caráter e Personalidade, p. 686)
§ “Deus dá os talentos, as faculdades mentais; o homem forma o caráter”. (Mente, Caráter e Personalidade, p. 800)
§ “Deus deu o poder de escolha; a nós cumpre exercê-lo”. (Mente, Caráter e Personalidade, p. 420)
§ “O despojar o homem da liberdade de escolha seria privá-lo de sua prerrogativa de um ser inteligente e fazer dele um autômato. Não é propósito de Deus coagir a vontade. O homem foi criado como ser moral livre”. (Mente, Caráter e Personalidade, p. 421)
§ “O tentador jamais nos poderá compelir a praticar o mal... A vontade tem de consentir”. (Mente, Caráter e Personalidade, p. 420)
A força de vontade é um poder que ajuda você em várias dimensões de sua vida. Veja a lista citada por E. G. White, em Mente, Caráter e Personalidade. A força de vontade ajuda você:
1. A agir corretamente, executar a tarefa em suas mãos e a vencer a preguiça, a passividade, a inércia, a incapacidade. (p. 686)
2. A acalmar os nervos. (p. 421)
3. A resistir à tentação. (p. 421)
4. A ter domínio próprio. (p. 421)
5. A mover-se por princípios. (p. 687)
6. A cultivar a nobreza. (p. 689)
7. A controlar a imaginação. (p. 689)
8. A resistir à doença. (p. 689)
9. A tratar a doença. (p. 690)
10. A operar uma mudança de vida. (p. 549)
11. A ser feliz. (p. 326)
Você precisa saber usar a vontade para ter entusiasmo pela vida. Diante de qualquer situação você tem liberdade de escolher como vai responder, que ação vai ter. É uma escolha independente, autônoma, individual. Ela é só sua. É um ato seu. Ninguém pode fazer por você.
Por isso você é responsável por sua situação, pelo seu caráter, pelo seu destino. Você paga o preço, as consequências, os efeitos de sua escolha, o exercício de sua vontade. Você até pode escolher não escolher, não decidir por uma opção, mas pagará o preço do mesmo jeito e arcará com as consequências.
Não adianta você culpar os outros, os pais, Deus, as circunstâncias, o passado, o condicionamento, os traumas, a pobreza. Todos explicam, mas não justificam.
O seu comportamento, a sua resposta, a sua escolha é o resultado do que você sente, pensa, valoriza, deseja, busca e quer. Em função disso você se torna proativo (governado pelas suas escolhas) ou reativo (manipulado pelas circunstâncias).
A pessoa proativa busca alternativas; vê as coisas de maneira diferente; regula seus sentimentos, pensamentos e impulsos; decide a resposta que vai dar; escolhe, prefere e quer; marca sua vida e define seu destino. Para ela o amor é um verbo e significa ação.
A pessoa reativa é empurrada pelo comodismo e pela acomodação, sua verbalização é – “Não há nada que eu possa fazer”, “Sou assim e pronto”, “Não consigo me controlar”, “Não posso”, “Tenho que...”, “Se fosse diferente”. Para a pessoa reativa a vontade é nula. Mesmo sabendo que o comportamento reativo faz mal para ela, ela não muda.
Você é responsável pelo que lhe acontece. A vontade começa com o desejo, mantido pelo esforço, proporcional ao seu comprometimento com o objeto desejado. A estes se agrega a escolha dos meios e culmina na ação.
Vontade é optar por uma alternativa preferida, aquela pela qual você é mais atraído. Implica em determinação e dedicação.
E Vontade consiste em projetos para o futuro.
E Vontade é a busca do objeto desejado. Sem o desejo você não tem opinião, inclinação, inspiração, nem ímpeto.
E Vontade é exercer o seu arbítrio. Sem ela você se torna um parasita da vontade dos outros. Paga o preço de causar cansaço, desgaste e fadiga nos outros, por terem que querer e imaginar por você.
Ao escolher você está exercitando a sua vontade. A escolha é necessária para melhorar e aprimorar sua qualidade de vida. Sem a escolha não existe auto-determinação, auto-direcionamento, controle do próprio destino, e muito menos a satisfação de suas necessidades vitais. Você escolhe o seu destino, constrói o seu caráter, mantém a sua liberdade, sua aparência, decide como trabalhar, a quem amar, como orar, quem ser.
Escolher é viver feliz.
Sem escolha a vida fica insuportável. Com muita escolha a vida fica insaciável e insatisfatória. Pode chegar a ter desgaste físico e emocional. Por isso que a escolha é difícil. Ela exige tempo, gasto de energia, momentos de dúvida, sentimentos de medo ou ansiedade e pode chegar até ao pânico.
Procure aprender a não valorizar as alternativas que você desconhece. Torne a alternativa escolhida a mais atrativa possível e as outras menos atrativas.
Respeite seus valores na hora de escolher para não se arrepender, se desvalorizar e perder sua auto-estima. Jamais permita que outra pessoa escolha por você, para depois não culpá-la e se proteger das consequências.
Nunca confie na sorte. Esteja sempre preparado e agarre as oportunidades. Cultive a coragem de escolher com responsabilidade, por que o futuro está em suas mãos. A cada minuto você está se recriando, para o bem ou para o mal.
Você precisa de coragem por que ao escolher uma alternativa você perde outras. As alternativas não escolhidas nunca mais voltarão.
Não decidir é uma fuga, um escape, uma covardia. Sem o direito de decidir perde-se o direito de ser. Decidir nunca é ruim, o que pode ser ruim são as consequências da escolha.
Deus quer que você tenha vontade, que saiba decidir e se capacite para escolher, a fim de participar da decisão final entre o bem e o mal.
É seu dever escolher entre o caminho da vida e o caminho da morte. (Jeremias 21:8) Em função desta escolha, Deus retribuirá a você pela decisão. (Jeremias 17:10)
Decida em favor do bem e da vida para estar sempre motivado a viver.
Que Deus guarde você na escolha para a eternidade!
Dr. Belisário Marques